quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Caloiros da ESTIG praxados com plantação de árvores...

... e limpeza da mata municipal.

Notícia da Agência Lusa:
08.10.2008 - 15h54 Lusa
Alunos caloiros da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG), uma das quatro do Instituto Politécnico local, vão ser praxados quinta-feira com plantação de árvores na cidade e trabalhos de limpeza da mata municipal.

A partir das 10h30, "cerca de 120 caloiros", acompanhados de alunos veteranos e com o apoio da Câmara, vão plantar oito árvores junto à residência de estudantes do Instituto Politécnico de Beja (IPB) situada perto da Escola Superior Agrária, disse hoje à agência Lusa Ana Catarina, da comissão de praxes da ESTIG.

Após a plantação das árvores e à semelhança da acção de praxe aplicada no ano passado pela ESTIG, os calorios deste ano, equipados com luvas, máscaras e sacos de plástico, também vão limpar a mata municipal de Beja, acrescentou Ana Catarina.

"É um exemplo do espírito construtivo das praxes do IPB, que, longe de humilhar os novos alunos, procuram sempre ter uma componente cívica e inserir os caloiros na vida académica e na cidade", disse à Lusa César Correia, da Associação de Estudantes da ESTIG.

Nesta lógica, no ano passado, caloiros da ESTIG foram praxados com trabalhos de limpeza da mata municipal e, em 2006, alunos da Escola Superior de Educação de Beja, outra das quatro escolas do IPB, foram praxados com trabalho voluntário no canil municipal.

"As praxes no IPB pretendem estimular a cooperação e a fraternidade entre os caloiros e os veteranos", disse César Correia, salientando que "os alunos só são praxados se quiserem".

4 comentários:

Anónimo disse...

O que me deixa mais triste é o silêncio dos órgãos directivos da ESTIG e do IPBeja, depois de dois anos a inovar e a levar bem longe o nome da instituição. Só se manifestam quando as coisas correm mal e mostram o seu poder através de sanções, como foi por exemplo, da afixação do artigo que regula as praxes, transformando a praxe num delito caso os veteranos/supremos cometessem algum erro. Mas mais um ano a comissão de praxes não deixou transformar a praxe num delito ou crime, sendo de louvar ano a trás ano, visto que cada vez é mais difícil organizar e realizar as praxes, sem que sejam (sejamos) perseguidos. Para todos aqueles que participaram nas praxes de 09 envio a minha felicitação e saudação especial.

P.S.: As praxes nunca morrerão!

Anónimo disse...

Epah ja actualizavam o site nao ...

Anónimo disse...

Epah ja punham aqui uma seccao de pornografia nao...

ANTI-PRAXE disse...

Lol AS ditas PRAXES!

Esse acto pouco digno na qual os estudantes mais velhos, oprimem os mais novos! Sou totalmente contra.

Compreendo o conceito base da praxe integrar, interagir com o novo estudante. mas pelo amor d deus nao e necesario chamar "bicho", andar a olhar para o chao uma semana e cheios de ovos na cabeça e com roupas do avesso!

e para plantarmos arvores nao necessitados de pedir a um "bicho" podemos (enquanto aluno da estig) muito bem plantar essas mesmas arvores numa outra iniciativa qqr que seja digna q dignifique a escola e os seus alunos!

Podemos tambem integrar e interagir com os alunos recem chegados ao espaço escola tambem de uma forma digna e com boas maneiras, ajudando o aluno integrar-se no espaço escola na cidade etc...!

"Se nao fores praxado, es desprezado es colocado de parte nao podes trajar, nem ir a jantares de curso"

ao seja quem nao quer ser praxado ta feito ao bife! FELIZMENTE QUE NAO!

Tenho uma coisa a dizer, aquela pessoa miudinha que praxa...das 2 uma:

1ºNormalmente sao os frustadinhos que foram gozados a vida interia e que tem ali o seu MOMENTO, O SEU ESPAÇO, A SUA HORA DE VIGAR!

2ºO entao e desprovida de valores e costumes basicos ao seja, ignora aquele que vai contra todos os seus ideais no caso do anti praxe!

enfim na estig esta realidade nao se faz sentir felizmente porque e uma escola pequena e a meia duzia de BONECOS que la anda a praxar nao tem uma voz muito activa.

Mas e de louvar por parte da direcçao da estig de regularize e regulamente a situação das praxes!

Pois uma pratica "barbara" sem qqr proveito para comunidade estudante deve ser abulida!

Viva as capas negas vivas as tunas viva o espirito academico viva o CALOIROS!! NAO AS PRAXES