sábado, 24 de maio de 2008

Membros de comissão de praxe de Santarém condenados

Sete alunos na Escola Agrária de Santarém foram condenados
Num processo inédito em Portugal, o Tribunal de Santarém condenou ontem os sete arguidos do caso das praxes violentas na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) pelos crimes de ofensa à integridade física agravada e de coação.
Aos sete arguidos foram aplicadas penas de 160 dias de multa, proporcionais aos vencimentos de cada um, a máxima de 1600 euros e a mínima de 640 euros.
O julgamento resultou de uma participação feita pela ex-aluna da instituição Ana Francisco Santos, em Março de 2003, que apresentou queixa das praxes violentas a que foi sujeita na Escola Superior Agrária de Santarém em Outubro de 2002.

Os arguidos, cinco homens e duas mulheres, pertenceram à Comissão de Praxes da ESAS no ano lectivo 2002/2003. Ana Francisco foi "barrada" com excrementos de porco no rosto e no corpo e obrigada a fazer o pino sobre um bacio cheio de bosta de vaca. Na sequência destes actos e da participação ao Ministério Público, Ana Francisco foi obrigada a abandonar a escola e interromper o curso.


Para leres a noticia completa clica aqui.

Até parece que nós não passamos todos por isto...

11 comentários:

Tornadix disse...

"Até parece que nos nao passamos todos por isto"... nao deves ser uma pessoa muito normal.... nem tu nem todas as pessoas que pensarem que tais actos sao humanos e civis... porca miseria!!!

Anónimo disse...

Se tu nunca passaste pelo mesmo é porque és decerteza um dakeles anti-praxes, frustrado e sem amigos...

Anónimo disse...

tornadix se não sabes do que falas nem participaste em praxes cala-te! Porque este assunto de praxes já chateia. Se não se envolvem na organização de estes acontecimentos não falem!

Anónimo disse...

Há praxes e há brincadeiras estúpidas de mau gosto! Cada um sabe dos seus limites!

Unknown disse...

devo confessar que esstou um pouco perplexa. eu propria fui caloira este ano numa das praxes mais puxadas da minha academia! de todas as regras da praxe, uma das primeiras a aprender é que telemovel chamadas o que quer que seja, deve-se comunicar aos excelsos senhores doutores que pelo menos a mim e aos meus amigos, nunca negaram o que quer que seja. o segundo ponto que queria focar é o facto que a Ana diz que se declarou anti-praxe nessa altura, e depois uns dias mais tarde voltou a ir que foi quando alega que colegas lhe pegaram pelas pernas e etc. em todo o lado que conheço a partir do momento que sedeclara anti praxe, está declarada ja nem é do interese dos superiores a abordarem!

Anónimo disse...

há praxes, há brincadeiras estupidas e há coisas k ainda vão para além do limite... muitos dos alunos da estig k sofreram as praxes sabem perfeitamente k as praxes nos ultimos anos têm sido uma merda... para não falar de muita gente que aparece 2 ou 3 dias as praxes e so pk pertencem a tuna ou sao amiguinhos não sofrem consequências.
Por isso à pessoa que escreveu "até parece que não passamos todos por isto" eu respondo não! durante os anos em k frequentei a estig nc vi ng ser besuntado com bosta de vaca e muito menos fazer o pino num alguidar com bosta...
Ponham as mãos na consciência e pensem bem, além de que ng pode ser obrigado a fazer nada... é ai k está a base das praxes, podem ser dissuadidos a faze-lo, mas nc obrigados! Praxe psicológica meus caros colegas!

Anónimo disse...

Sem duvida, vou concordar com o ultimo comentario.
Eu fui "muitos dos alunos da estig k sofreram as praxes", o q aconteceu à 5 anos.Numa altura em q rastejavamos na lama e comiamos 1 pasta que enfim.
Acho que a ultima frase do ultimo comentario,resume 1 pouco da praxe.Ou seja, jamais podem ser obrigados ao quer que seja.Se se declara anti-praxe,entao acabou-se tunas;traje e alguns do jantares.
Eu vivi quase 3 semanas de praxe,em que ia desistindo ao 1º dia e depois acabaram por ser os melhores 21 dias da minha vida, em q no final fui 1 dos caloiros do curso.
Foi ai que nasceu o Boloni!!Nome que ficou apòs essas 3 semanas de praxe e ja la vao 5 anos...

Nesta noticia a culpa è tanto dela(que nem tenho palavras pa a descrever), como dos veteranos que nao conseguiram "engana-la".

Saudacoes academicas!!

J.Pierre Silva disse...

Sugiro, entre outros artigos, leitura atenta de: http://notasemelodias.blogspot.com/2008/09/notas-sobre-praxes-e-praxe.html

Ferrao disse...

Não é primeiro instituto de ensino superior onde se liga o traje ACADÉMICO à praxe.

Se o traje é um acessório de praxe, então estão a deturpar todo o seu significado. É o reconhecimento do aluno dentro da sociedade do seu estatuto de estudante, e não o pavonear dentro da escola do seu estatuto de veterano em relação a quem chega.

Atenção que não estou a querer ofender quem traja nos dias que correm. Ou melhor, se calhar alguns. Quem eu conheci este ano não (mesmo não tendo participado nas praxes), mas alguns que eu já vi (no IPB e não só).

Quanto ao resto, portem-se bem mas sempre com juízo. E integrem os caloiros como deve ser, como foi o caso deste ano :)

Andreia Tome H. disse...

Sou aluna da escola de enfermagem de Santarem! Entrei este ano e nao tive direito à minha praxe! Nao nos foi imposta que nao a tivessemos como aconteceu com os colegas d ESAS, mas a verdade é que como diz a nossa faixa de desfile "A PRAXE É DOS ALUNOS, PARA OS ALUNOS!!", nao têm o direito de nos fazer isto, de se intrometerem ao ponto de nos tirarem parte do nosso precurso, do espirito universitario que é o da aprendizam e uniao!! As nossas tumas tao completamente disperças e nao nos conhecemos uns aos outros e a verdade é que a praxe nao é uma coisa que nos faz sofrer faz-nos ver que todos temos percursos e que nada nos é dado de mao beijada, os que passaram por ela nao sentem que foram mal tratados e todos dizem que foi a melhor semana da sua vida academica! Quem nao quer a praxe, nao é obrigado a faze-la, nao podem é impor a quem quer passar por ela que nao a tenha, nao é justo! Espero que o que a ESENFS e a ESAS estao a fazer e passar seja o inicio da devoloçao do que nos pertence!!! Como diz a nossa musica da praceta "Olhem bem pros superiores/ A tradiçao esta para ficar!!" porque no desfile toda a gente conseguiu ver que quem sente conosco, quem chora conosco, sao os primeiros que nos dizem que sente orgulho de nos e quem vibra conosco sao eles, os que nos praxaram e é com o que eles nos dao que podemos dizer que temos orgulho na escola que somos!! Isto nao se trata de lutar por um trage, isto passa pelo direito que temos de fazer, realmente, parte do que e é o espirito academico "QUANDO EU FOR SUPERIOR/ O ESPIRITO QUERO MANTER/E A PRAXE QUERO FAZER/ TRADIÇAO!!", é por isto que "lutamos" pela tradiçao universitaria, que é nossa dos estudantes! Ninguem tem o direito de nos tirar o que nos pertence, quem nao quer nao faz, deixem os que a querem fazer passar por ela!!
O desfile foi o inicio e a prova de que nao vamos desistir, podem contar com isso!!

Anónimo disse...

Eh aph só decidi intervir ali para o sr. ou sra. que chama aos anti praxes frustados e que diz que nao tem amigos... isso nao tem que ser bem assim, eu sou anti-praxe e um dos meus grandes amigos conheci aí na escola superior agraria de santarém...